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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847708
Título: | Comunicação estratégica: perspectivas contemporâneas da comunicação sobre os objetivos navais para o plano estratégico da marinha (PEM-2040) |
Autor(es): | Santos, Rinaldo Cézar dos |
Palavras-chave: | ambiente estratégico comunicação estratégica comunicação |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Comunicações |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | RESUMO
Identificar critérios e mecanismos da comunicação estratégica, aplicáveis ao ambiente estratégico de interesse e alinhados ao Planejamento Estratégico da Marinha - 2040, visando moldar o ambiente externo foi o objeto de estudo desta pesquisa. Destacou-se a importância do aprimoramento da comunicação com o propósito de identificar “O que informar?”, “Como persuadir?” e “Por que influenciar?”. Adotou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica qualitativa e utilizou-se como ferramenta de pesquisa, palavras-chave para selecionar as principais fontes bibliográficas relacionadas aos estudos sobre comunicação estratégica, cuja fundamentação teórica foi referenciada em Bulgacov et al. (2007), Félix (2020, org.), Oliveira e Paula (2008), Kunsch (2018) e Duarte (2020) e outros. Foram desenvolvidas perspectivas de comunicação estratégica no intuito de alinhar o ambiente externo e o público-alvo da Marinha do Brasil, utilizando mensagens persuasivas que influenciem agentes e atores sociais e contribuam para o cumprimento da Missão e Visão de futuro da instituição, por meio de metodologias comunicacionais eficazes. O estudo apontou instrumentos de outras subáreas da comunicação sob um viés estratégico, como mídias sociais, marketing digital e comunicação visual persuasiva. A pesquisa incita a ajustes contínuos no Plano Estratégico da Força através de monitoramento, revisão e acompanhamento de resultados, por meio de feedbacks das Ações Estratégicas e Ações Estratégicas Navais. O estudo é relevante ao destacar o papel da comunicação estratégica na projeção dos Objetivos Navais da Marinha do Brasil e ampliar o envolvimento de agentes e atores sociais no ambiente estratégico de interesse. Por fim, a pesquisa concluiu que a comunicação estratégica moderna permite moldar o ambiente estratégico de interesse da Marinha do Brasil, quando priorizadas as ações voltadas para informar, influenciar e persuadir o ambiente externo, agentes e atores sociais de interesse, com o intuito de ampliar o alcance dos Objetivos Navais, sob as perspectivas de Resultados para a Sociedade, Processos e Institucional. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior (C-SUP 2024) |
Abstract: | ABSTRACT STRATEGIC COMMUNICATION: Contemporary perspectives on communication about Naval Objectives for the Navy's Strategic Plan (PEM-2040) Identifying strategic communication criteria and mechanisms, applicable to the strategic environment of interest and aligned with the Navy's Strategic Planning 2040, aiming to shape the external environment was the object of study of this research. The importance of improving communication was highlighted in order to identify “What to inform?”, “How to persuade?” and “Why influence?”. Qualitative bibliographic research was adopted as the methodology and keywords were used as a research tool to select the main bibliographic sources related to studies on strategic communication, whose theoretical foundation was referenced in Bulgacov et al. (2007), Félix (2020, org.), Oliveira and Paula (2008), Kunsch (2018) and Duarte (2020) and others. Strategic communication perspectives were developed with the aim of aligning the external environment and the target audience of the Brazilian Navy, using persuasive messages that influence social agents and actors and contribute to the fulfillment of the institution's Mission and Vision for the future, through effective communication methodologies. The study pointed out instruments from other subareas of communication under a strategic bias, such as social media, digital marketing and persuasive visual communication. The research encourages continuous adjustments to the Force's Strategic Plan through monitoring, review and follow up of results, through feedback from Strategic Actions and Naval Strategic Actions. The study is relevant in highlighting the role of strategic communication in projecting the Naval Objectives of the Brazilian Navy and expanding the involvement of agents and social actors in the strategic environment of interest. Finally, the research concluded that modern strategic communication allows shaping the strategic environment of interest of the Brazilian Navy, when actions aimed at informing, influencing and persuading the external environment, agents and social actors of interest are prioritized, with the aim of expanding the scope of the Naval Objectives, from the perspectives of Results for Society, Processes and Institutional. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847708 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Telecomunicações: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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