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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Uma prospecção de variantes MIG/MAG avançadas com vistas à recuperação ou aumento de espessura de chapas de aço de embarações
Autor(es): Ueta, Vitor Massao Nishi
Orientador(es): Silva, Régis Henrique Gonçalves e
Palavras-chave: MIG/MAG
CMT
PMC
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia mecânica
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Descrição: O trabalho investiga variantes avançadas do processo de soldagem MIG/MAG, com aplicação ao incremento de espessura em chapas de aço ASTM A36 por sobreposição de cordões paralelos, lado a lado. Utiliza arame ER70S6 e gás de proteção com 85% de argônio e 15% de dióxido de carbono, testando variantes como curto-circuito controlado, curto-circuito com controle eletromecânico e pulsado adaptativo. Investiga o comportamento das variantes ao variar a velocidade de alimentação e, em etapa subsequente, a variação da Distância do Bico de Contato Peça (DBCP), monitorando parâmetros elétricos, velocidade de alimentação de arame e a morfologia da superfície. Avalia a estabilidade da transferência metálica por oscilogramas e filmagens de alta frequência. Define uma equação que estima parâmetros de soldagem para aumentos de espessura predeterminados. Demonstra que a variante de curto-circuito com controle eletromecânico, comercialmente conhecida como Cold Metal Transfer (CMT), se sobressai em altas velocidades por sua robustez no controle da transferência e menor energia de soldagem. Constata que os controles de penetração disponíveis na fonte falham em manter penetração constante com variação da DBCP, na condição avaliada. Conclui que o CMT se destaca como a variante mais promissora para a aplicação em estudo, oferecendo controle robusto, deposição uniforme e baixa energia de soldagem.
Abstract: This study investigates advanced MIG/MAG welding process variants aimed at thickness increment in ASTM A36 steel plates through side-by-side parallel bead overlays. It employs ER70S6 wire and a shielding gas mixture of 85% argon and 15% carbon dioxide, testing variants such as controlled short-circuit, short-circuit with electromechanical control, and adaptive pulsed modes. The research examines the behavior of these variants by varying wire feed speed (WFS) and, subsequently, the Contact Tip to Workpiece Distance (CTWD), while monitoring electrical parameters, wire feed speed, and surface morphology. Metal transfer stability is evaluated using oscillograms and high-speed filming. An equation is developed to estimate welding parameters for predetermined thickness increments. The study demonstrates that the short-circuit variant with electromechanical control, commercially known as Cold Metal Transfer (CMT), excels at high wire feed speeds due to its robust transfer control and lower welding energy. It finds that the available penetration controls fail to maintain constant penetration with CTWD variation under the evaluated conditions. The study concludes that CMT stands out as the most promising variant for this application, offering robust control, uniform deposition, and low welding energy.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847841
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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